Os cuidados da mãe com sua saúde bucal são fatores que também influenciam na saúde bucal do bebê. Isso porque problemas como infecções e inflamações bucais na gestante são capazes de afetar o desenvolvimento da dentição e formação do esmalte dentário, sendo este mais facilmente afetado por ser constituído de células muitos sensíveis.
Por conta de episódios frequentes de enjoo e vômitos, a gestante pode ter dificuldade de cuidar de forma correta da saúde bucal. Além disso, a gengiva da gestante pode estar mais sensível do que o normal, por conta da alteração hormonal, podendo sangrar com mais facilidade e levando a outros problemas bucais.
O período ideal para a mãe procurar atendimento profissional é no segundo trimestre da gestação. Neste período, a gestante já não está mais tão enjoada e também não está tão indisposta, como estará no final da gestação.
O pré-natal odontológico é importante pois minimiza a probabilidade do uso de medicamentos, sendo que o uso de alguns deles podem refletir negativamente no desenvolvimento do bebê.