Você sabia que o dentista pode ser o primeiro a diagnosticar a doença celíaca na criança?
Vamos primeiro esclarecer rapidamente o que é a doença celíaca: distúrbio gastrointestinal que resulta na intolerância ao glúten (proteína encontrada no trigo, centeio e cevada). Apesar de ser um doença relativamente comum, o diagnóstico tardio ainda é uma realidade e resulta em consequências muito negativas, causando males que vão além de questões típicas do sistema gástrico e intestinal.
O trigo está presente em muitos alimentos que fazem parte da alimentação rotineira das crianças, por isso, a importância de atentar-se aos sintomas, entre eles: fraqueza, dores abdominais, diarreia, perda de peso.
Mas como o dentista pode colaborar para o diagnóstico precoce da doença?
A doença também afeta a saúde bucal, por esse motivo, o dentista, ou o odontopediatra, no caso do atendimento infantil, podem identificar e orientar os pais a confirmarem o diagnóstico através de exames e consultas como outros profissionais da saúde.
Entre os sintomas que afetam a saúde bucal, estão:
- Defeitos no esmalte do dente (manchas e má formação dos dentes)
- Úlceras na boca
- Boca seca
Impacto da doença nos dentes das crianças
Pelo fato da doença ser comum em crianças pequenas, a dentição pode ser comprometida em toda sua formação, até mesmo na vida adulta. Caso o dentista desconfie da presença da doença, ele poderá questionar os pais quanto a outros sintomas que estarão associados, afim de identificar e encaminhar a criança a um especialista.
O odontopediatra é treinado para reconhecer os problemas que afetam a saúde bucal da criança e tem como foco os cuidados preventivos, por isso, o acompanhamento com este profissional é tão importante, já que há um amplo esforço em tratar a causa, além dos problemas dentários.