Fim de ano é época de promessas e novos caminhos. Que tal aproveitar para conversar com a criança e tentar fazê-la largar da chupeta, algo tão prejudicial aos seus dentinhos? Se a criança já tem em torno de 3 anos, passou da hora de ser criativo e fazer o máximo para ajudá-la a largar este hábito.
1 – A fada da chupeta
Brincando com a mesma ideia da Fada do Dente, os pais podem envolver a criança em uma história lúdica e pensar em uma recompensa interessante, que a criança ganhará em troca da chupeta.
2 – Crie um jogo
Crie um jogo e estabeleça regras, explicando que ao longo das próximas semanas a chupeta não fará mais parte da vida da criança. Um exemplo é ir cortando pedacinhos da chupeta, sempre aos poucos, crie situações para explicar o motivo à criança, invente personagens e não esqueça da recompensa.
3 – Estabeleça tempo de uso e vá diminuindo
Após conversar com criança, explique os malefícios do hábito e estabeleça uma rotina onde gradativamente a chupeta será retirada, diminuindo o tempo que está disponível a criança a cada dia. Converse sempre com a criança antes de retirar a chupeta e ao devolvê-la.
4 – Transforme a chupeta em um brinquedo ou objeto de decoração
Para que a criança sinta tanto a falta do objeto, proponha transformá-lo em algo que poderá fazer parte da vida da criança, como um quadro, ou mesmo um puxador (cortando o bico). Certifique-se que a criança não conseguirá mais utilizar a chupeta.
5 – Comemore
Converse com outros pais e organizem uma festa onde todas as crianças poderão participar em troca de suas chupetas. Faça com que elas se interessem pelo evento, que deverá ter brinquedos, animação, guloseimas e presentes. A ideia é que, entre amigos, a separação da chupeta pode ser algo menos doloroso.