É crescente a consciência de possíveis efeitos adversos do consumo de leite, entre eles: alergias, desconforto gastrointestinal. aumento do risco de determinadas doenças, como câncer e diabetes e até mesmo questões éticas relacionadas aos animais.
É crescente a consciência de possíveis efeitos adversos do consumo de leite, entre eles: alergias, desconforto gastrointestinal, aumento do risco de determinadas doenças, como câncer e diabetes e até mesmo questões éticas relacionadas aos animais.
As evidências demonstram efeitos negativos do consumo de leite de vaca: por um lado o leite não contém quantidade suficiente de nutrientes para evitar determinadas doenças comumente relacionadas à falta de seu consumo, e por outro pode conter resíduos indesejados de hormônios e antibióticos.
Independente de ser contra ou a favor o consumo do leite é sempre válido conhecer algumas alternativas ao consumo de leite:
FONTES DE CÁLCIO:
- Espinafre - Sardinha - Castanha do Pará - Quiabo - Brócolis - Ameixa seca
É importante esclarecer que a importância do leite também se dá pela vitamina D que encontramos nele, porém ela é adicionada ao leite, e portanto, pode ser facilmente encontrada em outros alimentos, como atum e ovo.
Além do cálcio, outras substâncias são importantes para a saúde, principalmente dos ossos: vitamina K, magnésio e vitamina C. Saiba onde encontrá-las:
FONTES DE VITAMINA K:
- Brócolis - Couve-flor - Repolho - Rúcula
FONTES DE MAGNÉSIO: - Abacate - Banana - Mandioca - Aveia - Arroz - Castanhas
FONTES DE VITAMINA C: - Acerola - Laranja - Limão
A Dica é:
- Estimule uma dieta saudável nas crianças - Não substitua os alimento por leite, principalmente na mamadeira, ou derivados industrializados de leite como "Danoninhos" e yogurte.
Consulte sempre um profissional capacitado.
Dra. Eliane Garcia
Odontopediatria, ortodontia e ortopedia
Cuiabá-MT