Saiba quais são os 10 erros mais comuns que os pais cometem ao cuidar (ou não) da saúde bucal de seus filhos, você pode estar cometendo um ou vários deles!
1 Deixar os filhos pequenos escovar os dentes sozinhos
É claro que é preciso incentivar o hábito de escovar os dentes! Mas as crianças precisam de supervisão até os 10 anos, quando a coordenação motora fina se definirá. Os pais devem observar se os dentes ficaram realmente limpos ou efetuar uma escovação e passar o fio dental após a criança.
2 Colocar o bebê para dormir usando mamadeira
O hábito mantém os níveis de açúcar na boca elevados o tempo todo (mesmo que não tenha sido acrescentado açúcar ao leite ou suco, já que tanto um quanto o outro possuem naturalmente esta substância). Tente sempre limpar a boca do bebê antes que ele adormeça (o odontopediatra poderá orientar quanto a isso).
3 Primeira consulta ao odontopediatra tarde demais
Não levar o bebê ao odontopediatra assim que aparece o primeiro dentinho é um dos principais motivos para vermos crianças ainda pequenas tendo que tratar de cáries e infecções. É fundamental fazer o acompanhamento periódico.
4 Oferecer falsos alimentos saudáveis
A propaganda é muito boa em iludir, então cuidado. Muitos alimentos que parecem ser saudáveis (por serem integrais, por exemplo) na verdade estão repleto de açúcares e outros ingredientes nocivos. Fique sempre com o pé atrás com industrializados.
5 Pensar que início de cárie não é um problema real
Cáries não tratadas podem comprometer os dentes de leite e causar problemas no canal e também o desenvolvimento dos dentes permanentes levando a outros problemas, como má articulação da fala, da mastigação e até mesmo problemas sociais.
6 Não usar pastas com flúor
Crianças devem escovar os dentes com pastas fluoretadas. Observando sempre a recomendação quanto à quantidade, concentração e frequência. Converse com o odontopediatra.
7 Oferecer bebidas “esportivas”
Os pais podem achar que é saudável consumir bebidas tidas como “esportistas” e acabam por oferecê-la à crianças maiores e adolescentes. Porém, elas possuem açúcar e um PH ácido. Para agravar o problema, esta faixa etária costuma ser mais negligente com a saúde bucal. Por isso, alerta!
8 Achar que mancha branca nos dentes não é nada
Ao notar uma mancha branca (desmineralização) nos dentes do filho, muitos pais pensam em se tratar de algo sem importância, porém, é bem provável que seja um início de cárie. Consultar o odontopediatra assim que elas forem detectadas é indispensável.
9 Achar que o uso de aparelho é dispensável na dentição de leite
A Ortopedia Funcional e a Ortodontia Preventiva atua corrigindo precocemente problemas esqueléticos que iriam afetar a dentição permanente, quando os problemas geralmente são bem maiores e mais difíceis de serem corrigidos.
10 Minimizar um traumatismo dentário achando que foi só uma “batidinha”
Crianças estão constantemente caindo, batendo em alguma coisa. Mas quando o incidente envolve a dentição, é sempre recomendado uma visita rápida ao odontopediatra. Os pais podem não ser capazes de perceber a extensão dos problemas e, com isso, causar ainda mais danos à criança.
Estas informações foram úteis para você? Ajude outros pais compartilhando conteúdo produtivo! :)
Dra. Eliane Garcia Odontopediatra – Cuiabá-MT