Durante a gravidez, a mulher experimenta uma série de sensações inéditas, além de alterações físicas e psicológicas. Algumas mulheres são mais sensíveis a estas mudanças do que outras. Há mulheres que passam a gestação inteira sem perceber grandes diferenças, já com outras acontece justamente o oposto.
Uma dessas alterações diz respeito à salivação. O que ocorre em alguns casos é a produção excessiva de saliva e ocorre com maior frequência entre a 6ª e 20ª semana de gestação. Não há muitos estudos sobre o tema, mas o que se acredita é que a causa tenha relação com a sensação de náusea causada pelas alterações hormonais.
Outra possível causa para a produção aumentada de saliva, oficialmente chamada de ptialismo ou sialorreia, é o desejo alimentar potencializado que as gestantes sentem. Além disso, mulheres que sofrem com refluxo ou tem alguma tendência ao problema podem sofrer mais com a sialorreia.
FICA A DICA
Embora não seja uma doença ou um problema que necessite de tratamento, algumas mulheres buscam ajuda por sentirem grande desconforto.
Então, algumas dicas podem ajudar a diminuir a produção excessiva de saliva:
- Procure não ficar sem comer por períodos longos. Faça pequenas refeições, com maior frequência. Isto evitará maiores desejos por alimentar-se.
- Escove os dentes assim que perceber que o aumento da produção de saliva. Enxaguantes bucais também podem ajudar.
- Reduza o consumo de alimentos que contenham amido.
FIQUE ATENTA
O excesso de salivação, embora menos comumente, pode estar ligada à inflamações bucais, problemas estomacais e infecções na garganta. Por isso, mantenha a rotina dos cuidados da saúde bucal, o que inclui a escovação e uso de fio dental após todos as refeições e a visita periódica ao dentista.
Se o problema for exclusivamente relacionado à gestação, ele irá desaparecer naturalmente.
Dra Eliane Garcia
Odontopediatra | Cuiabá-MT