O açúcar é utilizado pela civilização há muitos séculos. No começo, a cana-de-açúcar tinha status de especiaria e era de uso exclusivo da nobreza. De lá para cá, muita coisa mudou, inclusive surgiram diversos outros tipos de açúcares, alguns mais populares do que outros.
O fato é que, quando falamos de açúcar e saúde bucal, o tipo do açúcar não importa, todos eles causam o mesmo dano e colaboram para a atividade das bactérias da cárie.
Mas, ainda assim, podemos determinar algumas diferenças entre eles, que poderão causar mais ou menos danos à saúde como um todo. De qualquer forma, é importante salientar que nenhum açúcar é, de fato, benéfico à saúde.
TIPO DE AÇÚCAR
RAPADURA
É o primeiro açúcar da cana, não passando por nenhum refinamento. Possui vitaminas e minerais.
AÇÚCAR MASCAVO
Produzido a partir do melado de cana, que é batido até a secagem. Não passa por refinamento, tornando o mais natural. Tende a empedrar facilmente.
AÇÚCAR DEMERARA
Produção semelhante ao mascavo, porém passa por um leve refinamento. Seu sabor também é mais suave e tem menos poder de adoçar.
AÇÚCAR ORGÂNICO
Na produção de um açúcar orgânico, não são usados agrotóxicos nem produtos químicos. Isso quer dizer que ele é natural desde o plantio da cana-de-açúcar até a sua industrialização. Ainda assim, é açúcar e requer moderação quanta à quantidade ingerida.
AÇÚCAR LIGHT
Combinação do açúcar comum com adoçantes artificiais, tornando-se menos calórico e mais facilmente aceitável do que o adoçante artificial puro. Não deve ser utilizado diabéticos.
AÇÚCAR BRANCO REFINADO
Proveniente da cana-de-açúcar (sacarose). O mais consumido, por ser mais popular. É altamente processado, recebendo produtos químicos que garantem sua brancura e textura.
AÇÚCAR BRANCO CRISTAL
A única diferença ele e o refinado é que há menos etapas no processamento químico, ainda assim, passa por vários processos industriais.
MEL
Natural, é um açúcar de composição mais complexa do que o açúcar proveniente da sacarose. Não deve ser oferecido para crianças menores de 2 anos, pois o sistema digestivo do bebê ainda é imaturo para lidar com as possíveis contaminações deste produto. Apresenta alguns benefícios à saúde, por ser rico em minerais e vitaminas.
AÇÚCAR DE COCO
Produzido a partir da seiva das flores da palma de coco, o açúcar de coco sofre pouco processamento, conservando quantidades significativas de minerais e algumas vitaminas.
Agora que já conhecemos vários tipos de açúcar, vamos reforçar a ideia principal deste texto: a de que não existe açúcar inofensivo quando estamos falando da saúde bucal!
Alguns são mais ou menos prejudiciais à saúde de uma forma geral, mas para seus dentes, qualquer um deles é vilão!
FICA A DICA
- Uma alimentação saudável é necessariamente reduzida em açúcares, portanto, comece a se adaptar seu paladar. Com o tempo, verá que os alimentos são ainda mais saborosos! - Nunca adoce o alimento do bebê, o paladar dele não é igual ao de alguém que já conhece e se acostumou ao doce. - Crianças adoram doce, mas quanto mais tarde conhecerem este sabor, menos vontade de consumir açúcar elas terão, ficando satisfeitas com pequenas porções. - Adoçantes são ainda mais prejudiciais do que o açúcar. Limite seu uso.