Nas férias, as brincadeiras ganham ainda mais espaço e até mesmo podem ficar mais radicais! Por isso, os pais devem priorizar a proteção das crianças. A maior parte das lesões dentárias em crianças são causadas por quedas e práticas esportivas. A segunda maior causa são os acidentes de trânsito.
Sendo assim, é indispensável que a criança use protetor bucal para participar de qualquer atividade com risco de quedas, colisões ou contato com superfícies duras. Isso inclui esportes como futebol e basquete, bem como atividades de lazer como skate, patinação e ciclismo. As consequências de lesões traumáticas para as crianças e suas famílias são grandes, devido à dor enfrentada pela criança, efeitos psicológicos referentes ao tratamento e ao que diz respeito à estética e implicações econômicas.
Além do protetor, é necessário o uso de outros acessórios que irão garantir a segurança da criança, como joelheiras, cotoveleiras e capacetes e protetores bucais.
Brincadeiras aquáticas representam menores riscos para os dentes, porém são potencialmente perigosas, por isso, é preciso muita atenção, além de equipamentos como boias e coletes salva-vidas.
FICA A DICA
- Após utilizar o protetor bucal, faça a higiene como água morna e sabão e guarde em um estojo próprio para este fim.
- Aproveite as férias para colocar em dia a visita ao Odontopediatra!