As férias já chegaram para alguns e estão quase chegando para outros! O fato é que criança de férias acaba tenho uma tendência maior a se alimentar menos adequadamente, além de estar mais exposto a atividades que podem causar danos bucais, como determinadas brincadeiras, afinal, férias é pura diversão!
MAS COMO MINIMIZAR POSSÍVEIS PREJUÍZOS À SAÚDE DA CRIANÇA?
Como sabemos, a alimentação está intimamente ligada à saúde bucal. Nas férias, os hábitos regulares podem sofrer algumas mudanças, por isso, é interessante ter opções saudáveis para estas ocasiões.
Frutas frescas e secas, legumes, sanduíches naturais, bolo caseiro, cookies são algumas opções que os pais podem lançar mão nestas ocasiões.
Essas são apenas algumas sugestões! O importante é evitar alimentos industrializados, principalmente os ricos em açúcar!
AGORA VAMOS ÀS BRINCADEIRAS!
Agora que já falamos da alimentação, vamos falar das brincadeiras! É claro que, nas férias, as crianças vão a mais lugares onde podem se divertir, deixando-as mais expostas aos riscos comuns de algumas atividades. Os acidentes mais comuns são os que envolvem pula-pula, bicicleta, tênis de rodinha, patinetes e patins. Além destes brinquedos, outro tipo de acidente muito comum é o que envolve piscina, é preciso um instante de descuido apenas para que algo grave aconteça. Então, caso a criança irá frequentar ambientes com piscina, mantenha o foco na atenção, muito cuidado para não se distrair com o celular!
Para evitar, ou ao menos diminuir o risco dos acidentes, devemos monitor as brincadeiras e respeitar as exigências de segurança, como o peso máximo em um brinquedo, uso de equipamentos como capacetes, joelheiras e cotoveleiras, escolher o brinquedo adequado a faixa etária e tamanho da criança e assim por diante. Se todas as atitudes que envolvem segurança forem obedecidas, a chance da criança se acidentar gravemente é muito menor.
Apesar de toda precaução, os acidentes podem – e vão – acontecer. Então, é preciso saber quais as primeiras atitudes a tomar, já que a demora ou falta de atendimento imediato são as principais causas de complicações dos traumas, inclusive nos dentes.
O QUE FAZER EM CASO DE TRAUMA
Entre em contato com o Odontopediatra o quanto antes. Enquanto se dirige ao atendimento, em caso de muito sangramento, procure estancá-lo com um lenço ou gelo.
FICA A DICA
Se o tempo em que a criança ficar fora de casa for longo, leve junto sua escova, fio dental e pasta. Dá pra escovar os dentes em algum banheiro ou mesmo utilizando um pouco da água levada para o consumo. O importante é não deixar de manter a higiene bucal em dia, mesmo fora de casa!
Caso precise, utilize uma bolsa térmica para manter a temperatura do alimento por mais tempo.
Redobre a atenção com a criança que está aprendendo a andar;
Ensine a criança a usar a escada para entrar e sair da piscina (ela deverá estar sempre acompanhada por um adulto e usando equipamentos de segurança);
Instruir a criança a não correr em chão molhado ou escorregadio, ainda que esteja calçado;
Em casos de esportes e brincadeiras arriscadas, paramente a criança com equipamentos de proteção, inclusive protetores bucais;
Não deixar a criança andar ou correr com objetos na boca;
Usar sempre o cinto de segurança e conduzir a criança ou bebê em equipamento adequado (cadeirinha ou bebê conforto).