TAGS: MASTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.
Estímulos mastigatórios reduzidos, como a oferta de alimentação pastosa para o bebê, resultam em crescimento ósseo e muscular da face e maxila comprometidos. Além disso, experiências comportamentais revelaram que a redução da mastigação prejudicou a memória e as funções de aprendizagem, com comprovação da diminuição de neurônios e atividades cerebrais.
Tais evidências apontam a ligação funcional entre mastigação e desenvolvimento cognitivo no período de crescimento.
Sendo uma função indispensável à saúde física, mental e social, a mastigação deve ser estimulada a partir dos 6 meses de idade (até então, o bebê deve ser alimentado exclusivamente no peito, o que também influencia amplamente no desenvolvimento das estruturas da face, tratamos deste tema AQUI).
Apesar das pesquisas não serem tão elucidativas e ainda carecem de estudos mais aprofundados, o resultados preliminares apontam para prejuízos em todo o sistema nervoso central mediante a falta de estímulos de mastigação, e não somente do tecido maxilofacial da criança.
COMO ESTIMULAR A MASTIGAÇÃO DO BEBÊ?
Oferece pedaços grandes de comida (frutas, legumes, carne) para o bebê explorar com as mãos;
Nunca oferece comida pastosa, como sopinhas batidas ou legumes completamente amassados;
Observe se a criança mastiga dos dois lados, devagar e com a boca fechada;
Ofereça frutas ao invés de sucos;
Ofereça alimentos de texturas e sabores diferentes;
Insista! É normal que o bebê recuse algumas vezes determinados alimentos até aceitá-los.
PREVENÇÃO É O MELHOR TRATAMENTO
Apesar da estimulação que os pais podem e devem oferecer aos filhos, somente um profissional especialista em bebês e crianças, é capacitado a reconhecer problemas relacionados ao desenvolvimento e como tratá-los da melhor maneira possível. O tratamento precoce oferece sempre melhores desfechos, além de serem quase sempre indolores e menos custosos.
DRA. ELIANE GARCIA – ODONTOPEDIATRA EM CUIBÁ
Saiba quem é a Dra. Eliane Garcia e como ela pode ajudar no desenvolvimento de seu bebê, clique AQUI.
Comments