TAGS: DENTES NASCENDO POR TRÁS, DENTES QUE NASCEM ATRÁS.
Uma causa comum no consultório de Odontologia Pediátrica é o nascimento dos dentes permanentes por trás dos dentes de leite, quando estes ainda não caíram. Apesar de ser corriqueiro, é um fator que sempre causa grande preocupação nos pais.
Neste texto, vamos esclarecer mais sobre o assunto.
A grande questão que existe nessas situações está entre extrair o dente de leite ou aguardar que ele caia naturalmente. A decisão do Odontopediatra será embasada nos exames necessários, sejam clínicos ou de imagem, porém, na grande maioria dos casos, aguardar o dente de leite cair é a opção preferencial.
Uma das preocupações apontadas pelos pais diz respeito a falta de espaço, que aparentemente existe. Entretanto, um certo apinhamento (ou seja, o dente “encavalado”) é normal quando se inicia o processo de erupção (nascimento). Tal situação é corrigida com o crescimento natural de toda a estrutura óssea, que acompanha o nascimento e crescimento dos dentes permanentes. Portanto, o acompanhamento é a melhor forma de garantir o melhor desenvolvimento da arcada, já que o profissional poderá interferir, se necessário, no momento mais oportuno.
O Odontopediatra avaliará, entre outros fatores, a idade da criança, presença de outros problemas, espaçamento e até mesmo o estado psicológico do paciente.
Em resumo, se a criança, observada pelo profissional durante seu desenvolvimento, possuir estrutura óssea e oclusão normal, é provável que nenhuma intervenção seja necessária. Já em casos que o Odontopediatra diagnosticar algum outro problema, poderá indicar o procedimento mais apropriado, de acordo com o caso.
De qualquer forma, fazer o acompanhamento com o Odontopediatra é vital para a prevenção do problema, muito antes de sua correção. Ao longo das consultas feitas pela Dra. Eliane Garcia, os pais receberão uma série de orientações relativas à alimentação, postura, deglutição, respiração e que, sendo bem executadas, garantirão que alguns problemas não surjam ou mesmo não evoluam.