A rinite alérgica é uma obstrução nasal que causa muito incômodo, principalmente nas crianças. Mas, os pais precisam ficar atentos porque é nessa fase que a doença pode provocar alterações importantes nos dentes dos pequenos.
E isso foi comprovado por meio de uma pesquisa realizada por uma ortodontista da USP em conjunto com um alergista.
A pesquisa foi realizada com 76 crianças, de 7 a 14 anos, que apresentavam rinite alérgica leve e moderada, atendidas no Hospital das Clínicas e no Centro de Saúde de Pinheiros -SP.
Entre os pacientes: 82% tinham obstrução nasal e, consequentemente, respiração bucal; 87% apresentaram olheiras profundas, 68% apinhamentos dentários, (mal posicionamento dos dentes);
67% tinham distúrbios do sono (agitação noturna e ronco) e 58% tinham o hábito de ranger os dentes, distúrbio conhecido como bruxismo.
Foi constatado nesta pesquisa que, quanto mais grave e prolongado for os sintomas da rinite, mais graves se tornaram os outros quadros. Com isso, ficou comprovado que a rinite alérgica pode representar um fator complicador das alterações buco-faciais.
Diante dessas descobertas, fica comprovada a importância dos pais realizarem uma abordagem mais ampla, tratando não somente as questões craniofacial, mas também com um alergista.
Com relação ao tratamento, somente um especialista pode orientar se a rinite causou ou não algum dano nos dentes do seu filho. Todos os aspectos que envolvem essas possíveis alterações devem ser observados a fundo.
Comments